em crianças vítimas de maus-tratos a viver em instituições
Instituto de Educação e Psicologia. Universidade do Minho
Introdução
PARTE I – ENQUADRAMENTO TEÓRICO
Capítulo 1 – Os maus tratos na infância: contornos e dimensões
1 – Breves considerações acerca da Infância
2 – Em torno de uma possível definição de maus tratos
3 – Tipos de maus tratos
3.1 – Negligência
3.2 – Abandono
3.3 – Maus tratos físicos
3.4 – Maus tratos psicológicos ou emocionais
3.5 – Abuso sexual
4 – Abordagens etiológicas dos factores de risco
4.1 – Abordagem psicológica
4.1.1 – Personalidade dos pais
4.1.2 – Alcoolismo e toxicodependência
4.1.3 – Transmissão transgeracional
4.1.4 – Práticas educativas parentais
4.2 – Abordagem sociológica
4.2.1 – Stress familiar
4.2.2 – Isolamento social
4.2.3. Contexto sociocultural
4.3 – Abordagem centrada nas características da criança
4.3.1 – Idade
4.3.2 – Estado físico
4.3.3 – Comportamentos
4.4 – Abordagem ecológica transaccional
4.4.1 – O modelo ecológico de Belsky
4.4.2 – O modelo transaccional de Cicchetti e Rizley
4.4.3 – O modelo transicional de Wolfe
5 – Factores protectores e resiliência
6 – Síntese
Capítulo 2 – Percursos de vida difíceis: consequências dos maus tratos infantis
1 – Considerações gerais
2 – Consequências das diferentes tipologias de maus tratos
3 – Implicações dos maus tratos no desenvolvimento da criança em idade escolar
3.1 – Crescimento físico
3.2 – Linguagem
3.3 – Processos cognitivos
3.4 – Desenvolvimento socioemocional
3.5 – Desempenho académico
4 – Intervenção
5 – Crescer numa instituição: filhos de um "Deus Menor"
5.1 – Evolução histórica: da assistência à reabilitação
5.2 – A institucionalização
5.3 – Vantagens e desvantagens do internamento de menores
6 – Síntese
PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO
Capítulo 3 – Objectivos e metodologia do estudo empírico
1 – Objectivos e questões orientadoras do estudo
2 – Metodolgia
2.1 – Caracterização da amostra
2.2 – Procedimentos
2.3 – Instrumentos de avaliação
Capítulo 4 – Apresentação e discussão dos resultados
1 – Apresentação dos resultados
- – Desempenho académico
- - Integração escolar e institucional
- -Quociente intelectual e linguagem oral
- – Relações com os outros significativos e estatuto de par
- – Contactos com a família
- – Contexto familiar
- – Comportamento socioemocional
- -Comportamento socioemocional e contexto familiar
- -Maus tratos e características relativas às crianças
- – Maus tratos e contexto familiar
- – Discussão dos resultados
Conclusão Geral
Bibliografia
Anexos
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