terça-feira, 4 de maio de 2010

Maus-tratos em Instituições

Factores de risco e factores protectores
em crianças vítimas de maus-tratos a viver em instituições

Autor da TESE de MESTRADO: Maria Vilaverde (2000)
Instituto de Educação e Psicologia. Universidade do Minho

Introdução

PARTE I – ENQUADRAMENTO TEÓRICO

Capítulo 1 – Os maus tratos na infância: contornos e dimensões

1 – Breves considerações acerca da Infância

2 – Em torno de uma possível definição de maus tratos

3 – Tipos de maus tratos

3.1 – Negligência

3.2 – Abandono

3.3 – Maus tratos físicos

3.4 – Maus tratos psicológicos ou emocionais

3.5 – Abuso sexual

4 – Abordagens etiológicas dos factores de risco

4.1 – Abordagem psicológica

4.1.1 – Personalidade dos pais

4.1.2 – Alcoolismo e toxicodependência

4.1.3 – Transmissão transgeracional

4.1.4 – Práticas educativas parentais

4.2 – Abordagem sociológica

4.2.1 – Stress familiar

4.2.2 – Isolamento social

4.2.3. Contexto sociocultural

4.3 – Abordagem centrada nas características da criança

4.3.1 – Idade

4.3.2 – Estado físico

4.3.3 – Comportamentos

4.4 – Abordagem ecológica transaccional

4.4.1 – O modelo ecológico de Belsky

4.4.2 – O modelo transaccional de Cicchetti e Rizley

4.4.3 – O modelo transicional de Wolfe

5 – Factores protectores e resiliência

6 – Síntese

Capítulo 2 – Percursos de vida difíceis: consequências dos maus tratos infantis

1 – Considerações gerais

2 – Consequências das diferentes tipologias de maus tratos

3 – Implicações dos maus tratos no desenvolvimento da criança em idade escolar

3.1 – Crescimento físico

3.2 – Linguagem

3.3 – Processos cognitivos

3.4 – Desenvolvimento socioemocional

3.5 – Desempenho académico

4 – Intervenção

5 – Crescer numa instituição: filhos de um "Deus Menor"

5.1 – Evolução histórica: da assistência à reabilitação

5.2 – A institucionalização

5.3 – Vantagens e desvantagens do internamento de menores

6 – Síntese

PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO

Capítulo 3 – Objectivos e metodologia do estudo empírico

1 – Objectivos e questões orientadoras do estudo

2 – Metodolgia

2.1 – Caracterização da amostra

2.2 – Procedimentos

2.3 – Instrumentos de avaliação

Capítulo 4 – Apresentação e discussão dos resultados

1 – Apresentação dos resultados

    1. – Desempenho académico
    2. - Integração escolar e institucional
    3. -Quociente intelectual e linguagem oral
    4. – Relações com os outros significativos e estatuto de par
    5. – Contactos com a família
    6. – Contexto familiar
    7. – Comportamento socioemocional
    8. -Comportamento socioemocional e contexto familiar
    9. -Maus tratos e características relativas às crianças
    10. – Maus tratos e contexto familiar
  1. – Discussão dos resultados

Conclusão Geral

Bibliografia

Anexos

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