domingo, 4 de julho de 2010

Violência e fracasso escolar

O presente trabalho teve como objectivo analisar a relação entre a violência e os factores que promovem o fracasso escolar na escola. Tomamos como referências de análise, o estudo das teorias de Maffesoli em Dinâmica da Violência (1987), Barreto em Bons e maus alunos e as suas famílias, entre outros, possibilitando um conhecimento teórico que servirá como alicerce para a fundamentação de conceitos sobre violência e fracasso escolar.

Utilizamos a observação como procedimento metodológico, onde analisamos o quotidiano de duas escolas públicas estaduais, analisando como ocorre e a violência na realidade dessas escolas, e em seguida comparamos os resultados dessas escolas com as taxas de fracasso escolar das mesmas.

Observamos, que cada escola está às voltas com a sua própria violência, com aquilo que ela pontua como violento, dependendo de critérios de valores, tradição e outros factores. No entanto, os resultados indicam que nem sempre a violência está atrelada ao fracasso escolar.

Diante disso cabe a escola, possibilitar ao aluno o desenvolvimento das suas acções seja motora, verbal e mental, de forma que possa intervir no processo sócio-cultural e inovar a sociedade, fortalecendo as relações família-escola. Ao que indicam os resultados, a escola precisa promover acções que promovam um trabalho de respeito mútuo entre todos que participam dela, professores, alunos, pais, equipe gestora.

Palavras-chave: escola, aluno, fracasso escolar, violência.


Autor: André Anjos

Sem comentários:

Enviar um comentário