quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Padrinhos por lei

Mais de 11 mil crianças estão institucionalizadas em Portugal. A grande maioria não será adoptada e muitas não podem voltar para casa. Um novo diploma legal poderá dar a algumas aquilo que mais desejam, uma família.

Falou-se em 15 mil, 20 mil, 50 mil até, mas finalmente o Governo divulgou o número de crianças e jovens que vivem em situação de acolhimento familiar ou institucional em Portugal - 11,362.

Apenas uma pequeníssima parte terá como destino de vida a adopção e um novo nome no bilhete de identidade. Muitos, contudo, não poderão voltar a viver com a família: a negligência marca severamente o ambiente natural destes jovens, chefiando a lista de motivos pelos quais tiveram de ser encaminhados para uma instituição.

Uma nova figura jurídica em elaboração – o apadrinhamento civil – poderá ajudar a retirar algumas destas crianças das instituições...

Clicar para ver artigo completo e dados estatísticos.

in Revista Pais & Filhos 2009

2 comentários:

  1. Parabéns pelas excelentes notas de rodapé...
    Gostaria de saber se existem efectivamente experiencias no estrangeiro, similares ao A.C. bem sucedidas.

    Sofia Timóteo

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Sofia.

    Tenho acompanhado com interesse esta nova medida que é o apadrinhamento civil. Sei que em alguns países da Europa há medidas idênticas, mas não sei se na prática estas têm feito diminuir a institucionalização dos menores.

    Vou pesquisar!!

    Se tiveres novidades, diz :)

    ResponderEliminar