segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Rede social e influência dos avós

Rede Social de Apoio

durante as Transições Familiares

Decorrentes do Nascimento de Filhos

Universidade de Brasília - Maria Auxiliadora Dessen / Marcela Pereira Braz

RESUMO - O suporte da rede de apoio é fundamental à família e ao indivíduo no enfrentamento de transições normativas e não normativas no processo de desenvolvimento. Este estudo descreve as transformações nessa rede durante transições decorrentes do nascimento de filhos. Quinze pais de classe social baixa e suas respectivas esposas/companheiras, subdivididas em dois grupos: A: mães grávidas; B: mães com bebés de até seis meses, participaram de uma entrevista semi-estruturada e responderam um questionário.

A principal alteração na rede, segundo as mães, foi o aumento do apoio psicológico recebido; para os pais, foi o aumento da ajuda financeira e material.

O apoio do marido/companheiro foi considerado, por todas as mães, mais importante que os demais. Os dados sugerem que, para compreender as alterações na rede social de apoio e no envolvimento do pai na vida familiar durante transições decorrentes do nascimento de filhos, é preciso conhecer as relações desenvolvidas entre os subsistemas familiares e o contexto social no qual as famílias estão inseridas.

Palavras-chave: rede social de apoio; família; nascimento de filhos; mãe e pai; avós.

Rede social: definição e características

Participação do pai e dos avós no contexto familiar

Participação e influência dos avós na vida familiar

Sem comentários:

Enviar um comentário